Sobre o Curso

O curso de Gestão da Assistência Farmacêutica – especialização a distância – é desenvolvido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em parceria com o Ministério da Saúde, através da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGETS) e com apoio do Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégico (DAF/SCTIE). Tem por objetivo ampliar a qualificação dos farmacêuticos em todo o Brasil para a gestão e desenvolvimento de assistência farmacêutica nos serviços públicos de saúde e contribuir para garantia do acesso e uso racional de medicamentos em nosso país. Amazonas, Pará, Goiânia e Distrito Federal serão pólos locais da etapa Norte e Centro-Oeste.

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Seleção de Tutores – Etapa Norte/Centro-Oeste

A Universidade Federal de Santa Catarina publica as informações referentes ao processo seletivo de Tutores para os Polos da Etapa Norte/Centro-Oeste do Curso de Gestão da Assistência Farmacêutica – Especialização a Distância.


Acesse o link: http://unasus.ufsc.br/gestaofarmaceutica/2011/04/27/resultado-selecao-tutores-etapa-norte-centro-oeste

terça-feira, 26 de abril de 2011

Notícias

Prorrogação seleção tutor gestão assistência farmacêutica

Prorrogadas as inscrições do processo seletivo para tutor do “Curso Gestão da Assistência Farmacêutica – Especialização a distância” do polo de Belém/ PA.

Veja o edital de prorrogação.

Acesse a ficha de inscrição AQUI.

Informações gerais sobre a ETAPA NORTE/CENTRO-OESTE

A UFSC inicia em maio as inscrições para a Etapa Norte/Centro-Oeste do Curso de Especialização em Gestão da Assistência Farmacêutica – Especialização a distância.

Serão disponibilizadas 375 vagas para farmacêuticos, atuantes no SUS nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, além do Distrito-Federal. A distribuição das vagas foram definidas após reunião com representantes dos gestores da região realizada no mês de abril. A divulgação dos critérios será realizada por meio do edital complementar referente a etapa Norte/Centro-Oeste, publicado nesta página.

O curso é oferecido gratuitamente no nível de Pós-Graduação lato sensu, na modalidade a distância, com carga horária de 480 horas, com início no segundo semestre de 2011 e concluído em um período de 12 meses.

Os conteúdos são disponibilizados em um Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem, de forma mais rica e interessante, utilizando recursos multimídia da internet. Entretanto, haverá três encontros presenciais para avaliação e troca de informações relacionadas ao curso. O especializando desenvolverá, ao longo do curso, um projeto de intervenção e um trabalho de conclusão de curso, que buscará a refletir sobre a prática da gestão da Assistência Farmacêutica em um determinado território.

Cada especializando será vinculado a um Polo Regional Presencial, que é a referência para a tutoria e onde serão realizados os encontros presenciais do seu grupo. O candidato poderá escolher entre os polos de Belém/PA, Brasília/DF, Goiânia/GO e Manaus/AM, você pode se inscrever em qualquer polo, desde que trabalhe em um dos estados que compõe a etapa.

Mais informações:
farmaciaead@ccs.ufsc.br
(48) 3721-4049

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Coordenação do Pólo - Belém

Perfil da Dra. Maria Heliana Alencar da Costa

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Pará (1985) , especialização em Educação Em Saúde pelo Centro Universitário do Estado do Pará (2001) , especialização em Gestão Hospitalar e de Sistemas de Saúde- C.G.H pelo Fundação Getulio Vargas - SP (1994) , especialização em Farmácia Hospitalar Para o Controle de Infecção Hospitalar pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1986) e mestrado em Doenças Tropicais pela Universidade Federal do Pará (2007) . Atualmente é professor titular do Centro Universitário do Estado do Pará, Gerente de Risco da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e Farmacêutica da Hospital Universitário João de Barros Barreto. Tem experiência na área de Farmácia , com ênfase em Farmacovigilância. Atuando principalmente nos seguintes temas: Cateter Vascular Central, Educação, Infecção Hospitalar de Corrente Sangüínea.

Maiores informações:

telefone: (91) 3201-6685

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Coordenação do Pólo - Manaus

Perfil da Dra Ana Célia da Silva Moura

Farmacêutica da Fundação “Alfredo da Matta” (Manaus), é especialista em Gestão da Assistência Farmacêutica pela Escola de Saúde Pública do Estado do CE/ESP-CE. Convidada, participou como Tutora da região Norte do Curso de AF no Projeto-EAD envolvendo a ESP-CE, o CONASS e M.S. Coordenou, na SES/AM, o curso de Saúde Baseada em Evidência no projeto EAD envolvendo ANVISA e os Hospitais Sentinelas. Foi Gerente de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Saúde do Estado do Amazonas (2004-2009). Atualmente desenvolve projetos de pesquisas em Atenção Farmacêutica aos pacientes da Fundação.

"Foi uma grande honra ser convidada para fazer parte deste projeto! Posso dizer que me apaixonei pelas diretrizes que regem o conceito de Assistência Farmacêutica e é com prazer que ainda hoje,  me esforço ao máximo para a consolidação da Assistência Farmacêutica nessa região com características tão atípicas, que precisam ser tratadas com equidade! Parabenizo a idéia e os mentores do projeto pois ele visa muito mais que uma simples capacitação, mas uma mudança de paradigmas, fortalecendo o elo entre as secretarias de saúde com as próprias Universidades Federais, formadoras do profissional farmacêutico!”.


Maiores informaçoes sobre o curso em Manaus:


E-mail: anacelyam@yahoo.com.br
Telefone celular: (092) 9116-2589

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Coordenação de Regionalização

Perfil da Dra Silvana Nair Leite


Possui graduação em Farmacia pela Universidade do Vale do Itajaí (1996), mestrado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2005). É professora da Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Farmácia. Mebro do Comitê Gestor do INCT_if (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Inovação Farmacêutica-Cnpq). É Conselheira do Conselho Regional de Farmácia de SC e diretora do Sindicato dos Farmacêuticos do Estado de Santa Catarina. Avaliadora do SINAES. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Saúde Coletiva e Assistência Farmacêutica, atuando principalmente nos seguintes temas: utilização de medicamentos, saúde publica, assitencia farmaceutica e educação farmacêutica.

 
"Minha expectativa é que o Curso crie a rede da Assistência Farmacêutica no Brasil: conecte as pessoas, compartilhe as experiências, crie os laços, consolide a AF. E estamos vendo isso acontecer!"

Equipe da Universidade de Santa Catarina - UFSC e UNASUS

Comissão Gestora

Profa. Dra. Mareni Rocha Farias, CIF/CCS/UFSC
Coordenação do Curso

Profa. Dra. Eliana Elisabeth Diehl, CIF/CCS/UFSC
Coordenação Pedagógica

Profa. M.Sc. Rosana Isabel dos Santos,  CIF/CCS/UFSC
Coordenação de Tutoria

Profa. Dra. Silvana Nair Leite, CIF/CCS/UFSC
Coordenação de Regionalização

Prof. M.Sc. Luciano Soares, UNIVILLE
Coordenação de Trabalho de Conclusão de Curso



Suporte Técnico-Pedagógico
Farm. M.Sc. Fabíola Bagatini
Farm. Fernanda Manzini
Farm. Gelso Luiz Borba Junior
Farm. Guilherme Daniel Pupo
Farm. Marcelo Campese
Farm. Alexandre Pereira


Apoio técnico

Farm. Aline Aparecida Foppa
Farm. Karina Yuke Matsuda
Dr. Bernd Heinrich Storb


Assessoria técnico-pedagógica em EaD

Farm. Dra. Blenda Campos Rodrigues


Secretaria

Fabiola Farias Dutra
Luciana Mendes Correa